Você sabe o que é SQF – Síndrome da Quilomicronemia Familiar?

RECEITAS

CARDÁPIO DIVERSIFICADO E RECEITAS PARA PACIENTES COM SQF

A Síndrome de Quilomicronemia Familiar (SQF) impõe restrições alimentares que podem tornar a alimentação um grande desafio. Selecionamos 26 receitas com pouca gordura para ajudar a variar o cardápio.

Pacientes diagnosticados com Síndrome de Quilomicronemia Familiar (SQF) precisam limitar a ingestão de gordura em no máximo 20 gramas por dia. Isso acontece porque pessoas com SQF não metabolizam adequadamente a gordura da dieta que foi absorvida. Em razão disso, podem apresentar dores abdominais e até mesmo pancreatite aguda, o que representa risco de vida.1

Por ser uma doença rara, muitas vezes os indivíduos permanecem sem diagnóstico e os profissionais da saúde têm dificuldade em tratá-los. A adequação da dieta, para que atenda tanto as necessidades nutricionais do indivíduo em seu estágio de vida, como as restrições impostas pela doença, é o ponto central no tratamento da SQF.

Algumas dicas culinárias podem ajudá-los a diminuir o teor de gordura das preparações:

  • Refogue o alho e a cebola em panela antiaderente utilizando água no lugar de óleo
  • Retire toda gordura aparente das carnes e a pele das aves
  • Opte por grelhar ou assar os alimentos, como frango e peixe.
  • Para grelhar, acrescente água quente na grelha aos poucos durante o processo.
  • Caldos de frango ou de legumes também podem substituir a água. Mesmo legumes ficam muito saborosos quando preparados dessa maneira.
  • Acrescente ervas para ressaltar o sabor

Com estes cuidados, você preparará alimentos com quantidade bem reduzida em gorduras, e que também serão mais nutritivos.

Para ajudar na elaboração de um cardápio variado e sem monotonia, reunimos uma série de receitas com baixo teor de gordura e muito sabor.

REFERÊNCIAS​

1 Williams L, Rhodes KS, Karmally W, et al. Familial chylomicronemia syndrome: Bringing to life dietary recommendations throughout the life span. J Clin Lipidol. 2018;12(4):908–919.